Desse modo, percebemos que a palavra "teoria" na verdade é só um jargão usado pelos cientistas para algo que é fundamentado em ideias concretas, em cima da razão, sendo uma explicação plausível e cientificamente aceitável, diferentemente de você que usaria a palavra no dia-a-dia para representar uma hipótese. Mas então, por que a teoria da evolução sempre foi tão mal vista pelas pessoas?
As ideias a respeito da evolução foram criadas por Jean Batiste Lamarck que defendia duas premissas: a lei do uso e desuso e da herança dos caracteres adquiridos. Embora Lamarck tenha contribuído muito para biologia, suas teorias são totalmente desacreditadas. Porém, a ideia de evolução só tomou forma quando o cientista inglês, Charles Darwin, publicou em 24 de novembro de 1859 a obra "Sobre a origem das espécies através da seleção natural", causando uma "confusão" na época, pois ia contra o criacionismo e indagava que o homem não é um ser tão superior e feito exclusivamente para governar o universo.
Na verdade, Darwin defendia que toda a vida é relacionada e descende de um ancestral comum. Ou seja, criaturas complexas evoluem naturalmente a partir de ancestrais mais simples AO LONGO DO TEMPO (por muito tempo). Isso ocorre devido à mutações genéticas aleatórias no material genético de um organismo. Quando uma mutação é benéfica, garante ao organismo um estímulo de sobrevivência, um processo conhecido como "seleção natural", e essas mutações são passadas para as gerações seguintes. Ao longo do tempo, essas alterações formam um organismo totalmente diferente do anterior.
Apesar de ter sofrido retaliações, a teoria de Darwin permaneceu, pois as provas apresentadas eram muito concludentes para serem contestadas, como: variação, seleção, estabilização da seleção e, repetidamente, o acaso.
Nós não acreditamos na evolução, ela é um fato, assim como o ar que você respira, ela existe e ponto. Como prova mostro partes do DNA de vários organismos, inclusive o nosso, e em comparação percebemos como são iguais, e só diferem em características que distinguem um tubarão de uma águia, por exemplo.
Percebemos então como somos partes de uma árvore genealógica, onde todas as espécies estão ligadas por alterações no seu material genético.
A biologia explica a árvore, popularmente chamada de "árvore da vida", com todas as classes de organismos em ordem evolutiva. Desde o ancestral mais antigo, que acredita-se ser aquático, até nós mamíferos.
Essa ordem evolutiva foi estabelecida observando características nas diversas espécies, por exemplo, ao longo da evolução alguns animais não possuíam características que garantissem sua sobrevivência, como unhas, penas, órgãos mais complexos etc, e então aconteceu que em alguns desses animais ocorreram mutações genéticas benéficas, que ao longo de MILHÕES E MILHÕES de anos foram evoluindo garantindo uma maior resistência aos organismos. É importante que fique claro o seguinte: o processo evolutivo não ocorreu da noite para o dia, foram milhões de anos para formar todos os organismos, e ainda estamos em processo de evolução. Outro ponto importante também, é frisar que não foram todos os animais que evoluíram, por exemplo, não foram todos os anfíbios que evoluíram à repteis, porque pela lógica não existiram mais anfíbios, certo? Pode parecer idiota pensar assim, mas eu já ouvi muito isso. Repetindo, o que aconteceu foi uma alteração genética em um organismo, e desse organismo foi sendo reproduzido, e expandido.
Um exemplo muito bom de tudo o que eu estou falando é o dos ursos polares, pois eles evoluíram como uma espécie diferente dos ursos pardos. E como forma de sobrevivência, as mutações genéticas que ocorreram garantiram uma mudança de cor no pelo, que antes era marrom e agora branco, dessa forma os ursos pardos que iam para o polo norte não conseguiam caçar pois a cor de seu pelo era vista à distância, enquanto que o uso polar, evoluído, se camuflava na neve, e garantia sua sobrevivência. Por isso acabaram se estabelecendo em diferentes lugares, onde agora podem caçar, reproduzir e sobreviver.
Mas e a conversa de que eu vim do macaco?
Essa história é uma grande viagem que foi estabelecida na época em que Darwin publicou o livro "A origem das espécies", inventada pela igreja católica, essa ideia de que viemos do macaco é absolutamente exagerada. Darwin na verdade só dizia que assim como vocês puderam observar no diagrama da ordem evolutiva, nós evoluímos a partir de primatas, onde através de uma alteração genética ao longo de MILHÕES DE ANOS evoluímos até chegarmos ao atual ponto. É isso o que a imagem abaixo nos mostra, nós não viemos do macaco, nós evoluímos desde o ancestral comum a todas as espécies, passando pelos primatas, e chegando até nós. Por isso o DNA de um macaco é 98% semelhante ao nosso.
Percebam que a distância entre os processos evolutivos do macaco até o homem também ocorreu durante milhões e milhões de anos.
Bem, por hoje é só, espero que tenham gostado desse post, que as dúvidas tenham sido esclarecidas e que possamos sempre ampliar o conhecimento e desvendar juntos os segredos do universo (risos).
O próximo post falará sobre você ser formado por estrelas, não perca. Continue acompanhando, comente, divulgue, vamos levar a ciência para todos os lugares, e lembre-se "Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser conhecida".
Abraços!
A DONA DESTE BLOG ESTÁ ME CENSURANDO! APAGOU MEU COMENTÁRIO SÓ PQ SOU NEGRO DE PERIFERIA #FORADILMA #DECOLABRASIU #OGIGANTEACORDOU #VEMPRARUA
ResponderExcluirmeu querido este é um lugar de classe, sem pancadaria, plis
Excluir