O planeta
Júpiter é considerado um mini sistema solar, graças a seu campo gravitacional que faz com que vários corpos se movam ao seu redor. É um dos objetos mais brilhantes do céu, e o maior planeta do nosso sistema solar. Além de possuir anéis, apresenta um grande número de luas, possuindo 66 até então confirmadas. Os 4 maiores satélites são: Lo, Europa, Callisto e Ganimede, descobertas pelo astrônomo italiano Galileu Galilei em 1610.Uma das perguntas a serem feitas quando observamos uma foto de Júpiter, é o que seriam essas manchas vermelhas em sua superfície? E a resposta é: uma enorme quantidade de furacões que acabam sendo vistos como "manchas vermelhas", sendo uma tempestade maior que a Terra. E graças a essas manchas jupiterianas, os astrônomos conseguiram determinar o período de rotação do planeta (10 horas). Além do mais, Júpiter tem cerca de 142 000 km de diâmetro, ou seja, isto corresponde a 11 planetas Terra lado-a-lado.
Planeta Júpiter com suas "manchas vermelhas" |
As luas de Júpiter
Por mais que Júpiter tenha 66 luas em sua órbita, até então as quatro maiores tem despertado o interesse dos cientistas. Tudo começou com Galileu Galilei, em 1610, onde após semanas observando Júpiter com um telescópio simples ficou surpreendido ao observar quatro pequenas
“estrelas” que aparentemente orbitavam em
torno do planeta. Naquela época isso era uma descoberta e tanto, pois descartava a ideia de que somente a Terra possui lua, e que é o centro do universo.
Lua lo
Em sua superfície existe um oceano de magma fundido que excede 1200°C, também possui vulcões ativos, os únicos ativos, além dos que existem na terra. Os cientistas também descobriram que esse magma é um condutor de eletricidade, o que gera uma reflexão no campo magnético rotacional do planeta. Lo possui dimensões próximas a da nossa Lua, e dentre os quatro satélites galileanos, é o mais próximo
de Júpiter.
Lua Europa
Lua Europa
Europa é a lua de maior destaque, pois descobriram lagos embaixo de sua superfície gelada, e isso intriga muitos cientistas com a possibilidade de "vida" nesse ambiente, pois sendo composta por água e gelo, se torna um ambiente habitável. Foi o satélite menos estudado devido a sua posição de órbita, quando as Voyagers passaram por Júpiter.
A NASA está prometendo uma missão com o objetivo de estudar a lua. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a missão, mas o que está previsto é que ocorra na próxima década, pois ainda existem alguns desafios, como a radiação de Júpiter e a distância do planeta para a Terra. Mas, os cientistas acreditam que Europa é um ambiente promissor para a vida.
A NASA está prometendo uma missão com o objetivo de estudar a lua. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a missão, mas o que está previsto é que ocorra na próxima década, pois ainda existem alguns desafios, como a radiação de Júpiter e a distância do planeta para a Terra. Mas, os cientistas acreditam que Europa é um ambiente promissor para a vida.
Lua Ganimedes
É a maior lua do sistema solar, sendo até mesmo maior que o próprio planeta Júpiter. Possui muitas crateras, o que indica uma superfície mais antiga. Assim como Europa, possui embaixo de sua superfície um oceano, além de ser a única lua com um campo magnético próprio.
Lua Callisto
É a lua mais distante de Júpiter, e tem uma atmosfera composta por dióxido de carbono. Possui a superfície mais velha e cheia de crateras de todo o sistema solar.
Missões a Júpiter
- Desde os anos 70, Júpiter já foi visitado por oito sondas espaciais.
- Em 2016, a sonda Juno (NASA) irá revelar novas informações acerca da formação e evolução de Júpiter.
- Por volta de 2020, ESA e NASA querem enviar duas sondas para as órbitas de Europa e Ganimedes, com a missão de saber se nos oceanos destas luas geladas poderá haver condições para a vida se desenvolver.
Por fim, Júpiter é um dos planetas mais bonitos e intrigantes do nosso sistema solar. Vamos esperar e torcer para que essas missões ocorram, e que possamos cada vez mais explorar esse imenso universo.
As luas de Júpiter |
Fique por dentro do blog, nossas próximas postagens falarão sobre nebulosas, galáxias, estrelas, planetas, grandes nomes da ciência, leis da física, e muito mais. Divulgue, acesse e amplie o conhecimento, porque aqui é Science!
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário