segunda-feira, 9 de março de 2015

Pale Blue Dot

    Carl Edward Sagan, realizou feitos notáveis, contribuindo à expansão do conhecimento, da ciência, das incertezas relacionadas ao mundo em que vivemos, e do desenvolvimento de senso crítico, a respeito da vida, do universo e tudo mais (42), em uma época de forte oposição, muitas vezes pelas pessoas que temiam o seu próprio pensamento.
  A exibição da série criada por Sagan, "Cosmos", atraiu a atenção de muitos jovens, que hoje se dedicam ao universo da ciência, literalmente universo. Um exemplo de  jovem que graças a Sagan descobriu o que seria o percorrer de sua vida, é o sr. Neil deGrasse Tyson, que agora com 56 anos é um dos mais renomados astrofísicos da Terra. Além de ter dado continuidade a série criada por Sagan. 
  Ele desempenhou um importantíssimo papel na liderança do programa espacial norte americano, desde que este foi criado. Chegando a ser consultor e conselheiro da NASA, além de experimentador das expedições: Mariner, Viking, Voyager e Galileo para outros planetas. Ajudando a resolver mistérios como as altas temperaturas de Vênus ou a nuvem avermelhada de Titan (satélite de Saturno). 
  Foi inúmeras vezes premiado, e possuía a incrível capacidade de se comunicar com o público e mostrar a devida importância que a ciência merece, capturando a nossa imaginação, e fazendo-nos ficar absortos em assuntos de difícil compreensão, mas que em suas palavras se tornavam aveludados e magníficos. Nos ajudou a perceber que não existem monstros na garagem, que estamos sujeitos ao erro e a dúvida, e que somos tolos se pensarmos que um espaço como esse envolvente cosmos é nosso, e destinado somente para nós. 
   A realidade é que somos um mísero grão de poeira suspenso num raio de sol, palavras do próprio Carl, ao ver a imagem feita pela sonda Voyager 1, que mostra nosso planeta visto como um pequeno e pálido ponto azul. 

     Na narração do inspirador desse blog, deixo-vos "Pale Blue Dot"



Nenhum comentário:

Postar um comentário